sábado, 6 de outubro de 2012

Sobre o exemplo de Mahatma Gandhi


Resolvi traduzir esse texto porque ele é de um pensador ortodoxo sérvio que tenho grande curiosidade de conhecer, Nikolaj Velimirović, sobre um dos grandes santos da humanidade, o qual amo muito, e que me influencia moral e espiritualmente de maneira marcante, Mahatma Gandhi.
O texto o encontrei em inglês, na tradução de Serafim Baltic. Ele faz parte das Missionary Letters of Saint Nikolai Velimirovich. 
Encontrei esse texto no site http://solzemli.wordpress.com/2010/07/17/saint-nicholas-velimirovic-on-the-example-of-mahatma-gandhi/. Foi exatamente este que eu traduzi. Quando eu aprender sérvio, língua que falo muito pouco e que praticamente não leio nada, poderei traduzir esse grande pensador no original. Se isso vai acontecer algum dia, não sei. Assim que me chegar os "Short Works of Nokolaj Velimirovic" pretendo expor o pensamento deste santo da Igreja Ortodoxa Sérvia e apresentá-lo a vocês. 


Sobre o exemplo de Mahatma Gandhi
Santo Nikolaj Velimirovic
(a seguinte carta foi escrita por St. Nikolaj Velimirovic para um nobre britânico chamado "Charles B")


Qual é o significado da pessoa Gandhi, o indiano?

Como um homem de fé você está atormentado pelo seguinte pensamento: o que fará a Providência Divina com Gandhi? E qual é o significado da aparição deste estranho homem entre os chefes de Estado e os políticos de nosso tempo?

Um aviso de Deus. Este é seguramente o recado do líder da grande nação indiana.  Por tal pessoa a Providência está mostrando aos políticos e chefes de Estado e mesmo aos cristãos, que há outros métodos para a política que não sejam astúcia, estrategismo e violência. O método de Gandhi é muito simples e óbvio: ele não requer qualquer coisa a não ser o homem que grita e o Deus que o escuta. Contra armamentos e munição Gandhi oferece o jejum; contra a astúcia, estrategismo e violência - a oração; contra a desavença política, o silêncio. Quão insignificante e patético parece aos olhos modernos, certo?

Nos modernos manuais de política, estes três métodos não são sequer mencionados nas notas de rodapé. Jejum, oração e silêncio! Dificilmente um chefe de Estado na América ou Europa não veria ironicamente estes três segredos dos chefes de Estado indianos, como três galhos secos apontados no campo de batalha contra uma pilha de aço, fogo, chumbo e veneno. No entanto, Gandhi tem sucesso com essas três "magias"; ele tem sucesso para a surpresa do mundo todo. E querendo ou não, os legisladores políticos na Inglaterra e outros países terão de adicionar um capítulo em seus manuais: "Jejum, oração e silêncio como armas poderosas na Política". Imagine, não seria a fortuna de toda a humanidade se estes métodos do não batizado Gandhi substituíssem o método do batizado Maquiavel em ciência política?

Mas não é o método em si do indiano o que causa surpresa no mundo inteiro, senão a pessoa que dele faz uso. O método é cristão, tão antigo quanto a fé cristã e ainda tão recente em nossa era. O exemplo de jejum, oração e silêncio foi ensinado por Jesus aos seus discípulos. Este o entregou à Igreja, juntamente com todo o seu exemplo, e a Igreja entrega aos fiéis de geração em geração até hoje. O jejum é um sacrifício, o silêncio é um exame interior de si mesmo e a oração é um gemido a Deus. Aquelas três fontes de grande poder espiritual que fazem o homem vitorioso na batalha e perfeito na vida. Há algum homem que não possa se armar com tais armas? E que força bruta pode derrotar tais armas? É claro que estas três coisas não incluem toda a fé cristã, mas apenas uma parte de suas regras, seus mistérios sobrenaturais.

Infelizmente, em nosso tempo, entre os Cristãos, muitos destes princípios são desconsiderados e muitos prodígios maravilhosos são esquecidos. Pessoas começaram a pensar que se ganha apenas pelo uso do aço,  que a fumaça que chega é dispersa apenas pelo canhão, que as doenças são curadas apenas por pílulas, e que tudo no mundo pode ser explicado simplesmente pela eletricidade. Energias morais e espirituais são vistos como obras de magia.

Eu penso que esta é a razão para que a sempre ativa Providência tenha escolhido Gandhi, um homem não batizado, para servir de aviso aos batizados, especialmente aqueles batizados em que se acumula uma desgraça atrás da outra sobre eles e seu povo pelo uso de meios cruéis e homicidas.   

O Evangelho nos conta que a Providência algumas vezes nos dá tais avisos para o bem do povo. Vossa Graça perceberá que estou aqui fazendo alusão ao capitão romano de Cafarnaum (Mateus 8). Por um lado você vê os anciãos de Israel os quais, por serem os monoteístas escolhidos de seu tempo, se assoberbaram de sua fé, e assim rejeitaram Cristo e, por outro lado, você vê o desprezado romano pagão que veio a Cristo com grande fé e humildade, pedindo-lhe para curar seu servo. E quando Jesus o ouviu, Ele ficou atônito e disse aos que o seguiam: "Verdadeiramente Vos digo, nem mesmo em Israel encontrei uma Fé como esta".

O mundo cristão é o da novidade, o Israel batizado. Escutai! Cristo não está falando as mesmas palavras hoje para a consciência dos anciões cristãos apontando ao líder de hoje da Índia?

Paz e saúde da parte do Senhor para ti.





Um comentário:

  1. titanium white poker table chips | Poker - TiGaming
    The polished titanium titanium white poker table chips offer an unbeatable layout, titanium trim reviews easy micro touch titanium trim where to buy to use and versatile, ford edge titanium with each titanium rings player utilizing a unique

    ResponderExcluir